Postagem mais lida

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

O SER SEM HISTÓRIA

             Um homem sem história, é uma página de um capítulo qualquer de um livro, onde lendo apenas esta página não traz sentido algum ao texto, é uma perspectiva pobre de uma paisagem. Assim como o homem faz a História, a história faz o homem, suas experiências: dores e alegrias, decepções e acertos, amores e desamores fazem o ser, o que é.
              Renegar sua história de certa forma é renegar a si, pois é nela, que encontram-se as raízes das crenças e convicções de um ser. Ter vergonha ou preconceito do que se viveu, é rejeitar a si, pois a vivência de um homem o torna preparado para enfrentar as dificuldades que se apresentarão durante todo o caminho que ainda resta. Não que o ser humano deva viver apegado eternamente a valores e sentimentos do passado, ao contrário, é baseado em seu passado que se cria uma base sólida para as mudanças no futuro, é olhando o passado que evita-se repetir os mesmos erros cometidos, é observando o que se viveu que se consegue progredir, afinal o que é uma escada de apenas um degrau, para que serve uma locomotiva que não carrega todos os outros vagões?
               Um ser sem passado, é uma pessoa triste, pois não tem alegria em viver. Alguém consegue descrever uma sensação melhor do que olhar em sua história e ver os sonhos que realizou? Afinal alguém disse: "O sonho é algo eternamente renovável.", mas antes de renovar um sonho é preciso lembrar-se da onde ele surgiu, do que o motivou, senão, não se pode ser caracterizado como sonho e sim, como simplesmente uma idéia vaga.
               Orgulhe-se da sua história, pois sem ela, não serias quem és hoje, e se não está satisfeito, baseie-se na sua história para mudar para melhor, contudo nunca esqueça dela, pois sem ela o Ser, deixa de ser Humano.



                                         B. CARVALHO                                      15/12/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário